No dia 28 tem festa da democracia. Você está convidado.

Livro e página eletrônica resgatam os 20 anos das Diretas Já

A Fundação Perseu Abramo vai celebrar os 20 anos do primeiro comício das Diretas Já com uma festa e o lançamento de livro e página eletrônica sobre o tema. A festa acontece no dia 28 de novembro, a partir das 19h30, na sede da Fundação, em São Paulo (rua Francisco Cruz, 234, ao lado do Metrô Vila Mariana).

Diretas, o livro

Em 27 de novembro de 1983, a Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu, tornou-se palco de um movimento que ganharia todo o país, restabelecendo as bases da democracia brasileira: as Diretas Já. Vinte anos depois, o cientista político Alberto Tosi Rodrigues, da Universidade Federal do Espírito Santo, lança “Diretas Já: o Grito Preso na Garganta”, pela Editora Fundação Perseu Abramo.

Com as Diretas Já, os brasileiros retomaram as ruas em grandes passeatas e comícios, colocando partidos políticos, operários, artistas, jornalistas e esportistas na mesma linha de defesa das liberdades e dos direitos civis, representados então pela proposta de eleições diretas para presidente da República.

A história do Brasil contemporâneo resgatada no livro de Tosi tem início em agosto de 1983, quando o então presidente João Figueiredo retorna ao cargo, após um afastamento médico. O livro aborda a crise do regime militar resultante do golpe de 1964 e o ressurgimento da sociedade civil organizada, calada até então pela violenta ação do regime militar.

Fiel à história, Tosi Rodrigues trata das vitórias e das derrotas do movimento das Diretas Já. Tem a preocupação didática de informar o leitor sobre fatos e articulações políticas que permeavam a época. O livro tem quadros explicativos, uma coleção de fotos e muitas charges e ilustrações da época, resgatando o traço de Henfil, do “Bar Brasil” de Paulo Caruso e Alex Solnik, de Chico Caruso e de outros artistas. Traz, ainda, uma cronologia dos comícios, a partir do Pacaembu até o Rio de Janeiro, em 27 de junho de 84.


“Diretas Já: o Grito Preso na Garganta
, tem 120 páginas e faz parte da coleção História do Povo Brasileiro, da Editora Fundação Perseu Abramo. O preço é R$ 20.

Diretas, o site

A página especial poderá ser vista no site da FPA (www.fpa.org.br) a partir de 28 de novembro e reúne depoimentos inéditos, fotos, documentos e ilustrações da época. Um dos depoimentos inéditos é do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Traz também, com acesso livre e gratuito, a versão eletrônica do livro “Explode Um Novo Brasil: Diário da Campanha das Diretas”, escrito em 1984 pelo jornalista Ricardo Kotscho quando ainda era repórter da Folha de S. Paulo. Kotscho, que hoje é o assessor de imprensa do presidente Lula, dá também seu depoimento.

Para a página eletrônica, escrevem personalidades como Osmar Santos, Juca Kfouri, Sócrates, Lélia Abramo, Saturnino Braga, Almino Afonso, Jair Meneguelli e outros nomes que tomaram os palanques para defender as eleições diretas para presidente da República. Entre as ilustrações, estão trabalhos de Henfil e a reprodução de uma tela pintada pelo ex-locutor esportivo Osmar Santos, especialmente para o site. Por sua participação ativa na campanha, Osmar Santos ficou conhecido como “o locutor das Diretas”.

Mais informações
(11) 5571-4299

`