Durante quatros dias foram apresentados os trabalhos de conclusão de curso, realizados debates e avaliações

Foi realizado de 21 a 24 de julho, no município de Santarém, região Oeste do Pará, o último encontro presencial da oitava turma do curso de especialização em Gestão Estratégica em Políticas Públicas da Fundação Perseu Abramo (FPA), em parceria com a Universidade de Campinas (Unicamp). Durante quatros dias foram apresentados os trabalhos de conclusão de curso, realizados debates e a avaliação do programa. 

A oitava turma do curso de especialização, primeira no Norte do país, foi iniciada em agosto de 2015, contou com três encontros presenciais e teve duração de 12 meses. Ao todo, 25 equipes e cerca de 100 participantes de diversos estados da Amazônia participaram das atividades.

Para os participantes da equipe que apresentou o TCC na sexta pela manhã, com o tema “Baixa participação da juventude de esquerda na política institucional”, o curso é essencial, pois permite uma intervenção qualificada que favorece a construção do “Estado necessário”. Destacaram ainda que a iniciativa mostra muito bem o diferencial do Partido dos Trabalhadores, pois se preocupa e se dedica a formar sua militância. “Considero a realização do curso um avanço no processo de formação de nós petistas. Primeiro, por ter junto de si uma parceria com a Unicamp. Segundo, por trabalhar uma formação com conteúdo e experiência de esquerda. Terceiro por trazer o curso para a região da Amazônia com o intuito de atingir os militantes mais distantes”, disse José Nagib, filiado do estado de Roraima.

Para Karoline Cavalcante, secretária geral do PT Pará, que foi aluna da terceira turma e monitora desta última, foi uma interessante troca de experiências. “Durante um ano realizamos debates, trocamos experiências e mantivemos diálogos sobre os governos de esquerda do PT na Amazônia. Estamos otimistas com a possibilidade de abrir novas turmas de especialização na região Norte”, concluiu.

`