Nascido em São Paulo, em 22 de julho de 1920, desde muito cedo Florestan Fernandes deparou-se com o universo social. Da infância pobre, que o levou a trabalhar ainda pequeno, Florestan cresceu para tornar-se um dos mais notáveis intelectuais brasileiros.

Nascido em São Paulo, em 22 de julho de 1920, desde muito cedo Florestan Fernandes deparou-se com o universo social. Da infância pobre, que o levou a trabalhar ainda pequeno, Florestan cresceu para tornar-se um dos mais notáveis intelectuais brasileiros.

Da sua entrada na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, em 1941, passando pelo exílio imposto do AI-5 até a intensa participação na vida política nacional, Florestan deixou legado que une de modo ímpar a excelência acadêmica à atuação política.

Autor de pioneiros estudos sobre a questão indígena, Florestan questionou a suposta democracia racial brasileira, trabalhando com maestria a chave marxista na análise sociológica na América Latina. Crítico do Regime militar, foi afastado da USP pela ditadura em 1969, exilando-se no Canadá. Mesmo no período longe do Brasil, manteve a intensa atividade acadêmica, lecionando em universidades como as estadunidenses Yale e Columbia.

Na volta ao Brasil, Florestan uniu o trabalho acadêmico à atuação na imprensa e na política. Zeloso defensor da educação pública, sempre próximo dos movimentos sociais, Fernandes foi eleito deputado federal duas vezes pelo PT.

Em 10 de agosto de 1995, aos 75 anos de idade, faleceu, vítima de um mal sucedido transplante de fígado. Em sua preocupação social e nas mais de 50 obras publicadas, vive como exemplo de pensamento e militância.

Em 2001, a Editora Fundação Perseu Abramo publicou o livro “Florestan Fernandes” (esgotado) de Antonio Candido. Como disse Vladimir Sacchetta na apresentação do volume, o livro “constitui a memória e o balanço da relação emblemática e fecunda entre Antonio Candido e Florestan Fernandes, companheiros fraternos que abraçaram o socialismo na esperança de que, por meio dos trabalhadores e dos humildes, o Brasil possa superar suas tragédias de exclusão e injustiça social.”
 

(Acervo CSBH)

Confira o material publicado sobre Florestan Fernandes no Acervo Portal FPA:

– Textos de Florestan Fernandes

Entrevista com Florestan Fernandes, por Paulo de Tarso Venceslau

Sociedade: Luta de raças e de classes

Nacional: Frente Brasil Popular – Da aliança à solidariedade – por Florestan Fernandes

Carta de Florestan Fernandes

– Florestan em artigos e ensaios

Ricardo Antunes sobre Florestan Fernandes

Um militante incansável, por Antonio Candido

Educação e democracia na trajetória de Florestan Fernandes

`