Espaço permanente de debate, a Fundação Perseu Abramo atua na elaboração de sínteses teóricas e programáticas sobre os grandes temas relacionados à sociedade brasileira.Instituída pelo Partido dos Trabalhadores em 1996, a Fundação Perseu Abramo é hoje um espaço permanente de debate e elaboração de sínteses teóricas e programáticas sobre os grandes temas relacionados à sociedade brasileira. Voltada à formação política e ao debate dentro e fora do partido, a Fundação promove seminários e debates, edita livros de autores nacionais e estrangeiros, realiza pesquisas sobre temas sociais, preserva a memória do Partido dos Trabalhadores e da esquerda brasileira, e coloca sua produção à disposição do público no portal.

Entre as comemorações de aniversário, a FPA promoveu um seminário sobre Reforma Política e Cidadania durante os dias 15 e 16 de dezembro, que reuniu mais de 200 pessoas – entre juristas, sociólogos, parlamentares, etc – para debater diversas questões ligadas ao tema.

Ainda dentro do calendário comemorativo, foi realizado um coquetel na sede da Fundação, na noite de sábado, dia 16, que reuniu funcionários, amigos e colaboradores para celebrar esses 10 anos de realizações diversas.

Durante o evento foi lançado o livro Pela democracia, contra o arbítrio: A oposição democrática, do golpe de 1964 à campanha das Diretas Já, organizado por Flamarion Maués e Zilah Wendel Abramo, que reúne depoimentos extraídos das “Páginas Especiais” do portal. O livro é uma edição comemorativa do aniversário da FPA e reúne mais de 100 autores, entre operários, estudantes, militantes políticos e militantes dos movimentos sociais, intelectuais, jornalistas, professores, artistas, médicos e muitos outros que tratam de temas como o AI-5, o assassinato de Vladimir Herzog, a atuação do movimento estudantil, a anistia, as greves do ABC, o nascimento do Partido dos Trabalhadores, e o movimento das Diretas Já.

Confira os depoimentos e saudações dos amigos e colaboradores sobre os 10 anos da FPA:

Hamilton Pereira, presidente da FPA
Instituto Maurício Grabois
Fundação Friedrich Ebert
Depoimento de Luiz Dulci
Depoimento de Marco Aurélio Garcia
Depoimento de Marta Suplicy
Depoimento de Tarso Genro
Carta de Eugenio Bucci
Carta de Antonio Candido
Outros Depoimentos

`