Atualizado em 19/11/2010

No dia 22/11 (segunda-feira) quando a Revolta da Chibata completa 100 anos, será lançada a edição nº 5 da revista Perseu: História, memória e política.  O movimento, que em 1910 mobilizou centenas de marujos e tornou públicas as condições de vida e trabalho no mar, é um dos temas da edição, que traz no seu dossiê "Rebeliões: Motim e Negociações" o artigo "A Revolta da Chibata e seu centenário", de Álvaro Pereira do Nascimento. (disponível em pdf.)

Publicada pela Editora Fundação Perseu Abramo (EFPA), Perseu terá em seu lançamento um debate com a participação de: César Vieira (Idibal Piveta), dramaturgo, autor de João Cândido do Brasil – A Revolta da Chibata; Anderson da Silva Almeida, doutorando em História Social da Universidade Federal Fluminense; e Álvaro Pereira do Nascimento, professor da Universidade Rural do Rio de Janeiro e autor de Cidadania, Cor e Disciplina na Revolta dos Marinheiros de 1910.

O evento acontecerá na Livraria Expressão Popular, em São Paulo/SP, às 19h, e é aberto ao público.

Perseu: História, memória e política é editada pelo Centro Sérgio Buarque de Holanda, núcleo da Fundação Perseu Abramo responsável pela preservação do acervo histórico do Partido dos Trabalhoders. A revista pode ser adquirida em livrarias e na loja virtual da EFPA.

Serviço:

Quando e onde: 22/11/2010, 19hs, na Livraria Expressão Popular à rua Abolição, 201

Informações: Centro Sérgio Buarque de Holanda/FPA – 5571-4299 Ramal 125 e e-mail: [email protected]

 

Leia também:

– Revista: saiba mais sobre a edição nº 5 da Revista Perseu: História, memória e política

 

`