Os 80 anos de Paul Singer serão comemorados com o seminário Paul Singer 80 anos – Trajetória militante, a ser promovido pela Faculdade de Economia da USP, Núcleo de Economia Solidária da USP, Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da USP, equipe da Secretaria Nacional de Economia Solidária, amigos e familiares, com apoio da Fundação Perseu Abramo.

O seminário tem por objetivo resgatar a trajetória política e intelectual de Paul Singer e registrar sua contribuição para o pensamento socialista brasileiro. O evento acontece nos dias 22 e 23/03 no auditório da Faculdade de Economia e Administração da USP (FEA/USP) na Universidade de São Paulo.

Na programação estão previstos:

dia 22/3

14h – Abertura

14h30 – Socialismo: do Partido Socialista aos dias de hoje, com as participações de Chico de Oliveira, Roberto Schwarz e Zilah Abramo

19h30 – Da formação do PT ao Governo da cidade, com Fernando Haddad, Ladislau Dowbor, Maria Victoria Benevides e José Eduardo Cardozo (a confirmar)
dia 23/3

14h – Pensamento Econômico, com Leda Paulani, João Machado e Paulo Sandroni (a confirmar)

17h – Economia Solidária e Socialismo, com Mauricio Sarda, Pedro Ivan Christoffoli, Sylvia Leser e Roberto Marinho Alves da Silva.

O professor Paul Singer é um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores. Foi secretário de Planejamento da cidade de São Paulo na gestão da prefeita Marta Suplicy, e desde 2003 é secretário Nacional de Economia Solidária (SENAES), no Ministério do Trabalho e Emprego. Paul Singer é reconhecido por sua dedicação ao tema da economia solidária e colaborou na criação da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da USP.

Paul Singer também é colaborador da Fundação Perseu Abramo: integra o Conselho de Redação da revista Teoria e Debate e é autor de inúmeros textos publicados na própria revista e também nos livros da Editora.

Veja abaixo uma parte desta colaboração:

Como autor:

Introdução à Economia Solidária, de 2004 (na quarta reimpressão)

– artigo O mistério do inter-relacionamento entre finanças e a economia da produção e produção, no livro O ABC da Crise, organizado por Sérgio Sister

As Novas Bases da Cidadania – Políticas Sociais, Trabalho e Previdência Social, Vol. 02 da coleção 2003-2010 – O Brasil em transformação, organizado por Juarez Guimarães, Elói Pietá e Regina Coeli Moreira Camargos.

– artigo “A juventude como corte: uma geração em tempos de crise social” no livro Retratos da Juventude Brasileira – Análises de uma Pesquisa Nacional, organizado por Helena Abramo e Pedro Paulo Martoni Branco.

– artigo “O combate à crise pelo governo federal“, publicado na revista Teoria e Debate nº 81 – março/abril 2009

Como organizador:

– Economia Socialista, organizado por João Machado e Paul Singer (esgotado na editora, mas disponível para baixar na Biblioteca Digital)

– Mapa do Trabalho Informal – Perfil Socioeconomico dos Trabalhadores Informais na cidade de São Paulo, junto com Kjeld Jakobsen, Renato Martins e Marcio Pochmann (esgotado na editora, mas disponível para baixar na Biblioteca Digital).

Como entrevistado:

– na seção Memória, Paul Singer é entrevistado por Paulo Vannuchi e Rose Spina, para a revista Teoria e Debate nº 62 – abril/maio de 2005

___________________________________________________

Serviço:

Seminário Paul Singer 80 anos – Trajetória militante
Local: Universidade de São Paulo – auditório da FEA/USP
Data: 22 e 23 de março de 2012

`