Comunicado oficial
 
A morte de Hugo Rafael Chávez Frías, Presidente da República Bolivariana da Venezuela, toca profundamente o coração dos nossos povos.
O Comandante Chávez é o fundador do Estado democrático moderno da Venezuela, onde as injustiças históricas cada vez mais cedem lugar a uma Nação com igualdade, justiça, esperança e confiança em um futuro livre.
 
O Presidente Chávez é, também, um dos principais artífices da integração e da irmandade entre os nossos povos. Iniciativas como a ALBA, a CELAC, a UNASUR, o Banco do Sul, se tornaram realidade com a obstinada dedicação de Chávez à concretização do generoso sonho da Pátria Grande de Simón Bolívar. Chávez é um personagem insubstituível do século XXI, com presença destacada na galeria dos grandes nomes da luta pela libertação popular da história mundial. Ele, com a estatura equivalente a dos seus antepassados revolucionários, está à altura dos complexos desafios do seu tempo presente, e, especialmente, da construção de um futuro justo, igualitário e feliz para a humanidade. Os ideais de liberdade, de democracia e de igualdade que presidiram a vida revolucionária de Chávez, são o cimento da integração dos povos sul-americanos e latino-americanos e a esperança de construção de um outro mundo sem dominação e sem opressão que não somente é possível, mas imperativamente necessário.
 
A história da humanidade pela emancipação humana tem em Hugo Rafael Chávez Frías, Presidente da República Bolivariana da Venezuela, um dos autores mais nobres da sua escrita.
 
 
Em Montevidéu, Uruguai, 06 de março de 2013.
 
Ivan Ramalho, Alto Representante Geral do MERCOSUL
Jeferson Miola, Diretor da Secretaria do MERCOSUL
 
 
Leia também:

 

Hugo Chavez: PT emite nota lamentando morte do líder bolivariano

Especial Venezuela: A Era Chávez, série de reportagens publicadas pelo Opera Mundi em outubro de 2012

À Venezuela o que era de Chávez, por Eric Nepomuceno

 
 
 
 
`