Fórum acontece em Porto Alegre de 28/11 a 1º/12. No dia 30/11, acontece a oficina  A luta social na Palestina ocupada, com a participação de Abdallah Aburahne, representante dos Comités de Resistência Popular da Palestina; João Felício, secretário de Relações Internacionais da CUT e Jussara Cony, vereadora eleita PCdoB/Porto Alegre e representante da Fundação Maurício Grabois. Evento será no auditório da CPERS/Sindicato – Av. Alberto Bins, 480 – sala no 3º and., das 12h às 14h.

 

O Seminário “As esquerdas palestina e latino-americana: diálogos sobre a paz, soberania e descolonização” realizado ontem, 29/11, foi o primeiro debate promovido pela Fundação Perseu Abramo, em conjunto com a Fundação Maurício Grabois (PCdoB) e o Foro de São Paulo, no Fórum Social Mundial Palestina Livre, que acontece em Porto Alegre/RS. O debate contou com a participação de Nabil Shaat, comissário para Relações Internacionais do Fatah, de Valter Pomar, membro do Diretório Nacional do PT (DN/PT) e secretário executivo do Foro de São Paulo (FSP) e de Ricardo Abreu (Alemão), secretário de Relações Internacionais do PCdoB e dirigentes de partidos latino-americanos do Foro de São Paulo.

As entidades promotoras reiteraram a solidariedade da esquerda latino-americana ao povo palestino nesta quinta-feira (29-11) no seminário “As esquerdas palestina e latino-americana: diálogos sobre a paz, soberania e descolonização.” Essa atividade integra a série de ações promovidas durante o Forum Social Mundial Palestina Livre, em Porto Alegre.

A secretária de Relações Internacionais do PT e diretora da FPA, Íole Iliada, que coordenou os trabalhos do seminário, ressaltou a importância da presença do comissário de Relações Internacionais do Fatah, Nabil Shaat, numa data que além de marcar o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino, a ONU aprovou a condição da Palestina como estado observador. Com isso, o governo da Autoridade Palestina poderá integrar as agências da ONU e terá acesso aos tribunais internacionais.

Valter Pomar, destacou a solidariedade histórica do FSP aos palestinos na posse de seus territórios e a defesa da existência de dois estados – Israel e Palestina – convivendo pacificamente. Pomar falou sobre o fortíssimo lobby de setores israelenses contra qualquer ação de apoio à Palestina e estratégias para garantir a existência do Estado Palestino.

Por sua vez, Ricardo Abreu, o Alemão, mostrou que ações como as do FSM neste momento decisivo terá uma repercussão positiva nas demandas do povo palestino pela autodeterminação.

O representante do Fatah Nabil Shaat enfatizou que o lobby dos israelenses contra a criação do Estado Palestino é reforçado, e, principalmente, utilizado pelos EUA para garantir seus interesses no petróleo que existe na região do Oriente Médio. Para ele, o Estado de Israel sempre foi um excelente aliado do governo norte-americano, desde a guerra fria. Ele evidenciou a manipulação do medo gerado pelas incertezas políticas da região. Por isso, na avaliação de Shaat, as respostas para derrubar este lobby poderá vir das comunidades árabes e judias internacionais, principalmente das comunidades latino-americanas.

 

Leia mais:

FSM Palestina Livre: soberania e lutas sociais são temas de atividades da FPA em Porto Alegre

 

`