ano 20 - nº 68 - novembro/dezembro 2006
R$12,00 - comprar
Apresentação
Neste momento em que o Partido dos Trabalhadores comemora grandes vitórias mas ao mesmo tempo enfrenta as crises de um partido de esquerda que pela primeira vez assumiu o governo central no Brasil, Teoria e Debate completa 19 anos de circulação ininterrupta. Em sintonia com as novas necessidades, de retomada do debate interno, de intensificação da participação dos filiados e simpatizantes nesse processo, de ampliação da formação política no conjunto do partido, nossa revista aparece de cara nova.
Mantendo as características essenciais que a acompanham desde o primeiro número, de diversidade de abordagens e assuntos e pluralidade de opiniões no campo da esquerda brasileira, buscamos com esta reforma editorial e gráfica torná-la mais ágil e atraente para a leitura. Temos agora novas seções, novo formato e mais cores.
Com isso, esperamos que Teoria e Debate amplie seu papel como referência indispensável no debate e na formação política perante a base petista e os demais setores progressistas da sociedade. Os desafios são enormes, seja os que estão colocados para o segundo mandato do presidente Lula, seja os que apontam para as necessárias redefinições partidárias.
Sem instrumentos amplos de debate e reflexão crítica, com certeza eles não serão enfrentados adequadamente. Contribuir de maneira relevante com esse processo é nosso objetivo.
A partir desta edição, passamos a contar com três colunistas - o professor Venício A. Lima, especialista em mídia, o economista Amir Khair e a psicanalista Maria Rita Kehl. Inauguramos duas outras seções: Periscópio, de análise do momento político, e Café no Congresso, para acompanhar mais de perto essa instituição cujos meandros são desconhecidos da maioria da população.
Queremos saber se estamos no caminho certo, e para tanto precisamos saber a opinião do leitor. Aguardamos sua manifestação.
Ricardo de Azevedo e Rose Spina
Sumário
Entrevista
Os horizontes do governo e do PT
Marco Aurélio Garcia
por Ricardo de Azevedo
Debate
É hora de discutir o PT
Jilmar Tatto, Luiz Dulci, Marcelo Deda, Maria do Rosário, Marta Suplicy, Raul Pont, Tarso Genro e Valter Pomar
Eleições
Construção da autonomia popular
Gustavo Venturi
Venceu a raça popular
Newton de Menezes Albuquerque
Bahia
Crônica de uma vitória não anunciada
Emiliano José
Pará
Quando estratégia e fortuna se combinam
Alex Fiúza e Edir Veiga
O desafio de Ana Júlia
por João Cláudio Arroyo
Rio Grande do Sul
Vitória política
Flavio Koutzii
Pernambuco
Novo ciclo político
Francisco Cartaxo Rolim
Reportagem
O brasileiro que elegeu Lula
por Maria Alice Amorim
Nacional
Paradigmas da reforma política
Juarez Guimarães
Economia
O clamor é por desenvolvimento
Paul Singer
Internacional
Alívio na América Latina e prudência em Washington
Giancarlo Summa e Lamia Oualalou
Cinema
O real e a mostra
Kiko Goifman
Homenagem
Fernando Gasparian
Plínio de Arruda Sampaio
Livros
Do Golpe ao Planalto, de Ricardo Kotscho
por Flávio Aguiar
O Marxismo na América Latina, de Michael Löwy
por Lincoln Secco
Colunas
Periscópio
O partido do socialismo do século 21
Emir Sader
Café no Congresso
A recuperação da política
Aldo Rebelo
Economia
Rumo ao crescimento
Amir Khair
Mídia
A mídia e as eleições de 2006
Venício A. Lima
Comportamento
O tempo e o cão
Maria Rita Kehl