ano 19 - nº 65 - fevereiro/março 2006 - R$ 6,00 - compre
Apresentação
Inicia-se o quarto ano do mandato do governo Lula, porém a dinâmica eleitoral já impõe que um balanço dessa gestão seja realizado, tanto pelos que são por sua continuidade como por seus adversários, que há algum tempo fazem uma disputa sem trégua.
Esta revista, que ao longo destes três anos procurou abordar os temas mais relevantes do período, traz nesta edição entrevista com Patrus Ananias, ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, área priorizada pelo presidente como seu maior desafio desde o discurso de posse, ao anunciar o Fome Zero. Para o ministro, esta gestão retoma de forma definitiva a construção do Estado de bem-estar social no país.
É o momento também em que o Partido dos Trabalhadores se prepara para elaborar e aprovar em seu 13º Encontro Nacional a proposta de programa de governo para as próximas eleições. Para este debate convidamos Marco Aurélio Garcia, primeiro-vice-presidente Nacional do partido e assessor especial de Política Externa da Presidência da República; Valter Pomar, secretário Nacional de Relações Internacionais; João Felício, presidente da CUT e secretário Sindical do PT; e Juarez Guimarães, professor da Universidade Federal de Minas Gerais e editor do boletim eletrônico Periscópio.
José Dirceu, ex-ministro-chefe da Casa Civil e ex-deputado federal, nos dá seu depoimento sobre a crise deflagrada no ano passado, envolvendo governo, Parlamento e partidos políticos, que o levou não só a perder o posto como a ter seu mandato cassado.
Em tempos de maior vigilância às ações dos ocupantes de cargos públicos, o Ministério Público tem ganhado maior destaque na mídia. As atribuições, autonomia e recente politização do órgão são tratadas pelo advogado e professor de Direito Pedro Estevam Serrano.
Em Internacional, a professora de Relações Internacionais Ana Maria Stuart analisa as mudanças no cenário político na América Latina com as recentes vitórias eleitorais de representantes da esquerda e centro-esquerda; e Kjeld Jakobsen, presidente do Instituto Observatório Social, escreve sobre a contraposição livre-comércioo–comércio justo, que permeia a discussão em rodadas de negociações da OMC.
Na seção Memória, publicamos o depoimento Geraldo Siqueira, militante de esquerda e líder estudantil nos anos 1970 e um dos primeiros parlamentares a aderir à proposta de formação do PT.
A vida das famílias que habitam o Semi-Árido do país, castigado pela seca, e o trabalho realizado pela Articulação do Semi-Árido Brasileiro para amenizar o sofrimento das comunidades da região são retratados em reportagem pela jornalista Tereza Rozowykwiat.
Sumário:
Nacional
Refundando o Estado do bem-estar social
Entrevista com Patrus Ananias
por Hamilton Pereira
Ministério Público e Estado de Direito
Pedro Estevam Serrano
Debate
Programa de governo do PT
A reconstrução da esperança
Marco Aurélio Garcia
Transição, antes tarde do que nunca
Valter Pomar
É possível fazer ainda melhor
João Antonio Felicio
Um Brasil soberano, justo e democrático
Juarez Guimarães
Entrevista: José Dirceu
O importante agora é reeleger Lula
por Rose Spina
Memória
Geraldo Siqueira
por Ricardo de Azevedo
Internacional
O que muda na América Latina?
Ana Maria Stuart
Livre-comércio x comércio justo
Kjeld Jakobsen
Reportagem
Água nossa de cada dia
Tereza Rozowykwiat
Artista da edição: Luise Weiss
Livros
A Idéia e o Figurado, de Gilda de Mello e Souza
por Walnice Nogueira Galvão
O Marketing e a Comunicação da Esquerda, de Paulo Cezar da Rosa
por Bernardo Kucinski
Aproximações: Estudos de História e Historiografia, de Fernando Novais
por Milton Ohata
O poeta da edição: Cervantes
Artista da edição: Luise Weiss
FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO
Rua Francisco Cruz, 234 - Vila Mariana - CEP 04117-091 - São Paulo - SP - Brasil
Fone: (11) 5571-4299 - Fax (11) 5571-0910