Um dos três únicos cursos do gênero no país, o Mestrado Profissional reuniu em sua abertura quase 40 alunos, neste fim de semana, em São Paulo

Recepcionados pelos professores Reginaldo Moraes e Ivan Russeff, os quase 40 alunos do curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas da FPA tiveram sua primeira aula na sexta-feira, 16. Professor de Ciência Política da Unicamp e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos dos Estados Unidos, Moraes, coordenador do curso, ministrou a aula ‘Ferramentas analíticas das ciências humanas (I)’, conceituando o próprio conhecimento e sua evolução ao longo dos séculos.  

“Vem do Iluminismo a ideia de que saber permite prever e prever lhe dá poder. As ciências físicas são baseadas nisso. Nas ciências humanas as teorias também servem para compreender os fenômenos e orientar as hipóteses, mas esse conhecimento pode alterar o fenômeno”, explicou e concluiu: “uma flecha não vai alterar sua trajetória porque conhecemos sua dinâmica, ao passo que o homem pode mudar seu comportamento ao descobrir padrões.”

Alunos da primeira turma do Mestrado FPA

Profecia autorrealizável
Moraes citou Karl Marx (1818-1883) como exemplo. No livro O Capital, o pensador alemão apresenta o capitalismo como um mecanismo de acumulação e exploração que leva à pauperização do operariado. No século 20, a partir dos direitos conquistados pelos operários e trabalhadores, muitos apontaram o que seria um erro de Marx. O sociólogo norte-americano Robert King Merton (1910-2003), então, afirmou que Marx não havia errado, sua teoria estava correta, o ser humano é que havia alterado o fenômeno ao conhecê-lo, tendo sindicatos e associações lutado contra a previsão. 

Área do Conhecimento
Um dos três únicos cursos do gênero no Brasil, o Mestrado FPA se estende ainda pelo sábado e domingo.  O curso busca dar visibilidade à pluralidade da vida brasileira em suas dimensões culturais, de gênero, raciais e regionais. Serão quatro módulos, com pelo menos quatro disciplinas cada um, que incluem Políticas Públicas e Processo Histórico, Dimensões do Desenvolvimento e Políticas Públicas, Estado e Políticas Públicas e Técnicas de Pesquisa e Estudos de Caso. Confira os cursos oferecidos pela FPA em 2014 e visite a Area do Conhecimento:

Mestrado Profissional em Políticas Públicas
O Mestrado Profissional em Políticas Públicas da Fundação Perseu Abramo tem por meta formar profissionais tecnicamente preparados e, ao mesmo tempo, cidadãos comprometidos com a transformação das estruturas de nossa sociedade, de modo a torná-la mais justa e igualitária. Compreende um conjunto de disciplinas e atividades de pesquisa que exploram a trajetória do capitalismo mundial e da formação de nosso país, além de exames focalizados de áreas e temas particularmente determinantes na desigualdade de classe que marca profundamente nossa história passada e presente.  Duas frases poderiam resumir o compromisso desse curso: (1) Não basta conhecer o mundo, é preciso transformá-lo; (2) Não basta querer transformar o mundo, é preciso conhecê-lo. Os candidatos precisam ter graduação completa e documentação exigida no edital, para submeter-se ao processo seletivo.

Curso de Capacitação e Difusão de Conhecimento da FPA
Este curso é semipresencial, destinado a todos que tenham ensino médio e acesso a internet. Foi organizado para realizar-se em vários polos do país e tem duração de aproximadamente quatro meses e o objetivo do curso é ampliar a visão sobre o Brasil, seus problemas e os temas caros à esquerda brasileira. A proposta é ainda ampliar nossa capacidade de intervenção social, instrumentalizar o participante com conhecimentos e técnicas que podem ajuda-lo a compreender melhor sua situação local e como se conecta com a situação nacional, a partir daí fornecer algumas ferramentas de intervenção e técnicas de análise.

Curso Capacitação em gestão e políticas públicas nas prefeituras petistas
O curso é presencial, e voltado para gestores, técnicos, servidores, conselheiros municipais e lideranças comunitárias, buscando a compreensão dos desafios de governar e a importância da participação da gestão participativa.

Curso de Especialização em Gestão e Políticas Públicas
O curso pretende oferecer formação qualificada para técnicos e quadros dirigentes para a administração pública brasileira com enfoque no projeto de Governo democrático e popular.

Serviço
Primeira aula do Mestrado Profissional
16, 17 e 18 de maio de 2014
Das 9h as 18h
Local: Fundação Perseu Abramo
Rua Francisco Cruz, 234 – Vila Mariana (próximo ao metrô Vila Mariana)

Saiba mais

 – Começa neste fim de semana o Mestrado Profissional FPA

`