Aulas inaugurais contaram com as presenças de Ermínia Maricato, José Genoíno e Fernando Haddad

O curso de Mestrado Profissional Estado, Governo e Políticas Públicas, da Fundação Perseu Abramo, realizou nos dias 3 e 4 de fevereiro as aulas inaugurais de suas turmas 5 e 6. As atividades aconteceram no Hotel Comfort Downtown, na República, em São Paulo, capital.

As aulas

Na manhã da sexta-feira, dia 3, a urbanista Ermínia Maricato iniciou as atividades do fim de semana com uma espécie de apanhado geral dos temas que serão discutidos pelos alunos durante todo o curso, focando sobretudo nas questões caras a sua área, que pensa o funcionamento e a organização da vida social nas cidades.

Maricato também mostrou avanços e retrocessos nas políticas públicas urbanas nos últimos anos, apontando inclusive relações entre estas mudanças, o descontentamento expressado sobretudo a partir de junho de 2013 e o apoio de determinados grupos sociais ao golpe de Estado de 2016.

Na tarde do mesmo dia, o ex-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) José Genoíno iniciou sua aula reafirmando sua posição: “me filio a uma tradição de 150 anos anticapitalista e, principalmente, contrária ao capitalismo neoliberal”.

Genoíno falou sobre a experiência dos governos progressistas, a conjuntura nacional e internacional, o golpe de Estado sofrido pelo governo de Dilma Rousseff, as políticas de dominação e controle, e o que considera serem os caminhos para esquerda, sobretudo para o PT.

No sábado, dia 4, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad desenvolveu uma análise dos modelos e valores da gestão pública no Brasil a partir, por um lado, de sua experiência como gestor, professor e pesquisador da área de gestão pública e, por outro, de uma incursão histórica que mostrou aos alunos em que consiste a modernidade, como a ideia de modernidade está atrelada à existência das cidades, a relação entre cidade e contestação, contestação e conquista de direitos, conquista de direitos e as instituições do Estado moderno.

Haddad falou sobre a importância de se incorporar o conhecimento das ciências que estudam as cidades à gestão pública, fazendo com que as cidades funcionem melhor e com que a própria gestão funcione melhor, de forma mais dinâmica e transparente.

Clique aqui e veja a galeria de fotos.

`