GUIMARÃES, Juarez
Sinopse
Reunião de textos de conjuntura política publicadas no boletim eletrônico Periscópio com análises sobre a transição política do governo Lula.

Dados técnicos
Editora: Fundação Perseu Abramo
ISBN: 8576430088
Páginas: 168
Ano: 2004
Edição: 1ª
Lingua: Português
Peso: 280 gramas


CLIQUE PARA COMPRAR


Autor: GUIMARÃES, Juarez
Sinopse
Reunião de textos de conjuntura política publicadas no boletim eletrônico Periscópio com análises sobre a transição política do governo Lula e o desafio deste de concretizar as esperanças nele depositadas.

Apresentação
Este livro reúne ensaios publicados no boletim eletrônico Periscópio da Fundação Perseu Abramo e da Secretaria Nacional de Formação do Partido dos Trabalhadores (www.fpabramo.org.br/periscopio/).

Trata-se de uma publicação eletrônica mensal destinada a subsidiar as análises de conjuntura e, por extensão, a atuação política das lideranças petistas em suas diversas frentes de lutas.

Não sendo porta-voz oficial do PT (tarefa que cabe a outras publicações nacionais), mas sempre à luz de seus objetivos históricos, Periscópio pretende contribuir para o enriquecimento da reflexão partidária baseando suas análises não apenas nas informações e debates gerados pela grande imprensa, mas também – e largamente – naqueles materiais produzidos por entidades e comentaristas independentes e por investigadores universitários e de centros de pesquisa.

Busca ser um espaço plural de reflexão, de informação e de análise. Representa também um esforço no sentido de trazer para a cultura partidária um conjunto de reflexões acadêmicas, realizadas nas universidades brasileiras, em geral pouco conhecidas e apropriadas para o conhecimento do Brasil e sua transformação.

A publicação eletrônica está disponível no início de cada mês, e é elaborada por Juarez Guimarães, professor de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais, sob a responsabilidade da Fundação Perseu Abramo e da Secretaria Nacional de Formação Política do Diretório Nacional do PT.

“Este livro, lúcido, não nos oferece apenas parâmetros para a avaliação política do governo Lula, mas também indica que limites esse governo precisa transpor para concretizar a esperança nele depositada e de que saltos será capaz para equilibrá-la, pois se o campo movediço e instável das circunstâncias ensina que o político navega sem mapas, ensina também que uma política só é grande quando a Virtù dobra a caprichosa Fortuna – nome com que a tradição ético-política designou a contingência e a adversidade – e quando seu caminho tem rumo, guiando-se pela bússola da justiça e pela estrela da emancipação.” Marilena Chaui


Página do Periscópio

`