O Centro Sérgio Buarque de Holanda edita a revista Perseu: História, Memória e Política, que se dedica à história da esquerda contemporânea e da luta dos trabalhadores. Cada número apresenta um dossiê temático de artigos, resenhas e seleções de documentos do nosso acervo.

Dada a importância da história e da memória nas disputas políticas do presente, esta revista se constituiu como espaço de circulação da produção acadêmica, no campo da História e das Ciências Sociais, comprometida politicamente com a emancipação da classe trabalhadora. Ainda que existam sólidos grupos acadêmicos, de caráter regional e nacional, produzindo e discutindo temáticas acerca das lutas dos trabalhadores e trabalhadoras pela conquista dos direitos civis, políticos e sociais, a difusão destes estudos não é proporcional à produção.

Contribuir para preencher esta lacuna é um dos objetivos da revista PERSEU.

Recebemos e avaliamos regularmente contribuições de pesquisadores interessados em publicar seu artigo em nossas páginas. Observe nossas normas de publicação aqui, e envie para revistaperseu@fpabramo.org.br.

Confira abaixo os números já publicados.

PERSEU Nº12

O 12º número da revista PERSEU: HISTÓRIA, MEMÓRIA E POLÍTICA foi produzido durante um momento dramático da história política de nosso país: o golpe de Estado de 2016. O evento constitui o ápice da crise política que vivemos nos últimos anos, no interior da qual se forjam interpretações provisórias e se mantém acirrada a disputa pela narrativa dos acontecimentos no momento mesmo em que sucedem. O Centro Sérgio Buarque de Holanda, da Fundação Perseu Abramo, oferece a seus leitores este espaço de reflexão que privilegia o tempo histórico, buscando contribuir para a compreensão do momento presente inserido em um processo mais amplo.

confira o conteúdo aqui
PERSEU Nº11

"A revista PERSEU chega ao seu décimo primeiro número com uma importante novidade. Diante dos desafios políticos que a esquerda enfrenta desde o início destes anos 10 do século XXI, renovamos nosso conselho editorial, incorporando especialistas afeitos a distintas abordagens e temáticas, sempre mantendo a linha editorial que caracteriza a publicação: a história da esquerda e da classe trabalhadora. A mudança se reflete já no debate sobre o Dossiê deste número.

confira o conteúdo aqui
PERSEU Nº10

"PERSEU: História, Memória e Política" chega aos seu 10º número! Ao longo destes sete anos de existência, PERSEU tem contribuído para ampliar a circulação de pesquisas e reflexões sobre a história da esquerda contemporânea. Neste número, o Dossiê de artigos tem como tema "Organizações dos Trabalhadores: das sociedades de resistência ao sindicalismo contemporâneo". Apresenta, ainda, uma seleção de documentos de nosso acervo sobre a organização da Juventude no PT, além de resenhas e artigos.

confira o conteúdo aqui
PERSEU ESPECIAL

Esta edição especial de PERSEU: História, Memória e Política é motivada pelo cinquentenário do golpe civil-militar de 1964, quando, mais uma vez na história do Brasil, foi instaurado um regime autoritário. A ditadura militar, estabelecida com apoio internacional e das elites políticas e econômicas nacionais, se estendeu por 21 anos, redefinindo a cultura política do país.

confira o conteúdo aqui
PERSEU Nº9

A revista Perseu nº 9 – O Dossiê desta edição aborda "As esquerdas e o comunismo nos séculos XX e XXI: conflitos e confluências", com sete artigos de pesquisadores e estudiosos brasileiros e estrangeiros, que buscam examinar a história da esquerda e dos trabalhadores..

confira o conteúdo aqui
PERSEU Nº8

A revista Perseu nº 8 – "Dossiê: Verdade e Memória na História da Esquerda", editada pelo CSBH (Centro Sérgio Buarque de Holanda) apresenta quatro artigos sendo os seguintes: sobre o governo de Salvador Allende; a relação do escritor Jorge Amado e a esquerda; o processo judicial contra a publicação do livro "Em Câmara Lenta", de Renato Tapajós e também sobre o historiador e anarquista Edgar Rodrigues. Na seção "Documentos" estão reunidos textos e fotografias sobre o PT e as eleições de 1989, selecionados do acervo do Centro.

confira o conteúdo aqui
PERSEU Nº7

O sétimo número de PERSEU: HISTÓRIA, MEMÓRIA E POLÍTICA traz o dossiê “Mulheres: Esquerdas, Política e Trabalho” , composto por quatro textos. O primeiro traz uma reflexão, de forma comparada, sobre aspectos da moral revolucionária forjada por duas organizações de esquerda armada – a brasileira ALN e a argentina PRT-ERP. O segundo, utiliza da história oral de vida e da experiência de mulheres na cidade de Osasco, durante greve de 1968. O artigo seguinte busca traçar uma história da discussão em torno da invisibilidade do trabalho doméstico realizada pelos feminismos do Cone Sul.

confira o conteúdo aqui
PERSEU Nº6

Aos leitores chega o sexto número de PERSEU: HISTÓRIA, MEMÓRIA E POLÍTICA. Quando lançamos o edital de chamada de textos para este número, sob o tema “República, Trabalhadores e Direitos Sociais na América Latina” não poderíamos supor a calorosa acolhida que ele recebeu por parte dos pesquisadores. O significativo número de contribuições de qualidade que chegou, nos proporcionou a convicção de que se consolida e solidifica o papel de PERSEU como espaço dedicado a pensar e a fazer a história do ponto do vista da esquerda e dos trabalhadores.

confira o conteúdo aqui
PERSEU Nº5

Chega às mãos de nossos leitores a quinta edição de PERSEU: HISTÓRIA, MEMÓRIA E POLÍTICA. Ao propor como tema para seu dossiê "Rebeliões: Motim e Negociação”, tínhamos duas metas principais em mente. A primeira era propiciar elementos para a reflexão a respeito da beligerância e do concertamento nas sociedades, mais especificamente nas relações mediadas pelos mundos do trabalho. A segunda era a de não deixar passar sem registro duas importantes datas.

confira o conteúdo aqui
PERSEU Nº4

PERSEU: HISTÓRIA, MEMÓRIA E POLÍTICA chega ao seu quarto número. Desta vez, como havíamos anunciado, com sua nova periodicidade semestral. Trata-se de um modificação relevante e que foi resultado, mais uma vez comprovado neste número, de uma crescente evolução – seja pelos seus leitores, seja pelos seus colaboradores – no sentido de que esta publicação ocupa um lugar que não havia até então recebido sistemática atenção no universo das publicações dedicadas à história.

confira o conteúdo aqui
PERSEU Nº3

PERSEU: HISTÓRIA, MEMÓRIA E POLÍTICA apresenta aos seus leitores este terceiro número. Antes de tudo, porém, é preciso anunciar com júbilo que PERSEU sofreu uma modificação em sua periodicidade: ela passará de anual a semestral. Trata-se de um grande e importante passo à frente e será uma enorme responsabilidade mantê-lo.

confira o conteúdo aqui
PERSEU Nº2

Bem acolhida pelo público, Perseu: História, Memória e Política chega ao seu segundo número, ampliando seu espectro, mas fiel aos princípios enunciados em seu surgimento. O primeiro número de Perseu apresentou ao leitor suas intenções: ser uma revista de História, daquela que fala dos trabalhadores e de suas organizações, das suas lutas pela conquista de direitos nas suas mais variadas formas.

confira o conteúdo aqui
PERSEU Nº1

Aqui está PERSEU, editada pelo Centro Sérgio Buarque de Holanda da Fundação Perseu Abramo: uma revista de História. Mas de qual História estamos falando? Afi nal, a História, mesmo em bancas de jornal, tornou-se uma febre editorial nos últimos anos, sobretudo a materializada em memórias, biografi as, crônicas de caráter semijornalístico etc. e em várias revistas. Neste surto pirético abundam grandes personalidades ou eventos e certo culto pelo pitoresco/curioso e, em número signifi cativo, de épocas relativamente afastadas de nossos dias. Mas não é essa História de mainstream que ocupará as páginas de PERSEU.

confira o conteúdo aqui