O Centro Sérgio Buarque de Holanda tem como um de seus objetivos fortalecer a luta por transformações sociais e políticas em nosso país, através da difusão de conhecimentos produzidos e acumulados pela esquerda brasileira e pelo Partido dos Trabalhadores. Parte de nossas publicações está disponível para download, confira!
ENCONTROS DE MEMÓRIA E HISTÓRIA

O Centro Sérgio Buarque de Holanda (CSBH), da Fundação Perseu Abramo (FPA), lança o livro Encontros de Memória e História. A publicação apresenta contribuições de intelectuais, entre pesquisadores e lideranças de organizações de trabalhadores, nos Encontros de Memória e História, organizados em maio de 2015 pelo CSBH com o objetivo de contribuir com a ampliação do debate sobre temas que seriam discutidos no 5º Congresso do Partido dos Trabalhadores (PT) e que extrapolam o universo partidário. Os encontros contaram com a presença de Michael Löwy na Conferência de abertura, pesquisadores cujos trabalhos foram selecionados por meio de edital de chamada pública, além de lideranças de movimentos sociais e partidos.

confira o conteúdo aqui
CADERNOS DE PERSEU - FLORESTAN FERNANDES NA CONSTITUINTE

O Centro Sérgio Buarque de Holanda (CSBH), da Fundação Perseu Abramo, e a editora Expressão Popular lançam, em coedição, o livro Florestan Fernandes na Constituinte: Leituras para a Reforma Política. Trata-se do segundo volume da coleção Cadernos Perseu, organizada pelo CSBH, e integra também a coleção Realidade Brasileira, da Expressão Popular.

confira o conteúdo aqui
PAU DE ARARA: A VIOLÊNCIA MILITAR NO BRASIL, de Bernardo Kucinski e Ítalo Tronca


Pau de Arara: a violência militar no Brasil é o primeiro volume da série História & Memória de Cadernos Perseu. E não se trata de uma escolha casual. Publicada pela primeira vez na França (1971) e, logo em seguida, no México (1972), esta foi – assim podemos considerar – a primeira denúncia sistemática de caráter internacional sobre as graves violações dos direitos humanos perpetradas pela ditadura que se instalara no poder, por meio do golpe de Estado ocorrido em 1964, no Brasil.

leia aqui
BILBIOGRAFIA COMENTADA DO PT

Resultante de quase 10 anos de pesquisa, a obra lista mais de 1,2 mil livros sobre o PT, publicados em todo o mundo entre 1978 e 2002, acompanhados de resumos. Trata-se de um subsídio ao debate sobre a história, o legado e os rumos do nosso partido. Ajude a divulgar as conquistas do PT: curta e compartilhe.

leia aqui
COLEÇÃO “HISTÓRIA DO POVO BRASILEIRO”

veja os livros da coleção
PARTIDO DOS TRABALHADORES. TRAJETÓRIAS: DAS ORIGENS À VITÓRIA DE LULA

Reunião de textos e imagens sobre significativos momentos da existência do PT. Resgata a diversidade petista e os esforços de milhares de militantes que construíram o partido, além das manifestações culturais que cercaram a formação do PT. Inclui novo capítulo sobre as eleições de 2002 e a vitória de Lula.

confira o conteúdo aqui