Liderados pelo PT, desde 2003, os governos federais implantam um projeto democrático e popular no Brasil que promove o desenvolvimento social e faz o país crescer economicamente com distribuição de renda. Desenvolvimento e crescimento comprovados pelos indicadores de diminuição de desigualdades e de miséria.

 

Na realização desse projeto, sublinhem-se os investimentos na participação social, tais como conferências nacionais, proliferação da gestão conselhista nos ministérios, PPA´s participativos, dentre outros.

A frase institucional do governo federal “País rico é pais sem miséria” sintetiza a essência desse projeto democrático e popular que a presidenta Dilma está expandindo com o objetivo de atender e emancipar maiorias sociais e minorias oprimidas em diversos âmbitos.

Como esse projeto muda a vida das pessoas nos municípios, as eleições de 2012 adquirem importância ímpar em relação à essência mencionada no parágrafo anterior.

Por isso, nossos candidatos a prefeitos e vereadores precisam evidenciar a condição de mais preparados, por conta da formação política de cada um forjada na participação militante nos movimentos sociais; a apresentação de planos de governo bem formulados porque envolvem organizações da sociedade civil e se referenciam em resultados positivos acumulados há décadas pelas gestões petistas; que possuem os melhores apoios para executá-los, pois no âmbito federal o PT governa e legisla juntamente com partidos aliados, o que propicia diálogo amplo e direto com as cidades por investimentos transformadores para atender prioridades definidas de forma participativa.

Assim sendo, as eleições de 2012, além de essencial para a continuidade, representa uma oportunidade de renovação nas cidades do projeto democrático e popular, pois o Brasil é um país com mais de 80% de sua população morando em áreas urbanas em que ainda há muito para se realizar. Por exemplo, há oito milhões de moradias e 40% de rede esgoto a serem construídas; 1/3 da população está privada de acesso à cultura, lazer e entretenimento.

Que fazer após vários anos governando cidades?

Dar um passo á frente com a ousadia de renovar o projeto com aprofundamento do desenvolvimento social, efetivação dos direitos humanos, democratização dos territórios urbanos, expansão e fortalecimentos dos serviços públicos. Para tanto, a centralidade estratégica do PT precisa subordinar as decisões conjunturais que são tomadas com a mediação da análise das circunstâncias concretas.

Renovar o projeto com ousadia requer que se radicalize a participação popular considerando a percepção e os olhares de gênero, etnia, geracional, condição econômica, física e social na elaboração, implantação e avaliação do desenvolvimento integral do indivíduo com equidade territorial.

Desenvolvimento democrático em sua fonte e resultados que reúna os esforços da Sociedade Civil, do Estado e do Mercado para garantir moradia, emprego, mobilidade, cultura, educação, saúde, lazer, alimentação, enfim condições dignas de vida para a população. Ousar realizá-lo é missão da “da nova jovem guarda” que surgirá das urnas.

*Amanda Lemes é advogada, membro Direção Nacional da Juventude do PT e compõe a Equipe de Assessoramento Eleitoral do PT e o GTE da Juventude; Leopoldo Vieira é membro Direção Nacional da Juventude do PT e Assessor do Ministério do Planejamento/MPOG; Joaquim Cartaxo é arquiteto e vice-presidente do PT/CE.

 

`